Roteiro do Cacau e do Chocolate ganha aporte financeiro

O cacau como tema que estimule o turista a permanecer na região
Arquivo

Na próxima sexta-feira, no Centro de Convenções de Salvador, o governador Jaques Wagner estará assinando o convênio no valor de 500 mil reais com a Associação do Turismo de Ilhéus para implantação do roteiro turístico " Estrada do Cacau e do Chocolate".

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, ao deixar o governo neste mês, garantirá a iniciativa com o aporte dos recursos. A solenidade contará com as presenças do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e da prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, uma vez que a rodovia Ilhéus-Uruçuca é o eixo do roteiro.

O projeto visa levar os turistas a conhecerem o processo de produção do cacau ao chocolate, visitando fazendas de cacau, fábricas e lojas de chocolate. Os atrativos, porém, oferecem bem mais do que isso. É um passeio pela mata atlântica, a cabruca, conhecendo acervos de época, a Emarc, etc.

Investimentos estão sendo feitos pela iniciativa privada, a exemplo da Fazenda Mucamb (hotel e restaurante) e Capela Velha, a fim de integrarem o projeto. A expectativa é de que o turista tenha um bom motivo para permanecer por pelo menos mais um dia no destino.

O projeto contará com dois portais, sinalização, capacitação e qualificação, operacionalização, postos de informações e folheteria. Uma sinalização lúdica também está sendo preparada, com o intuito de promover um envolvimento mais emotivo do visitante com o ambiente visitado. Além desses, mais recursos serão aportados por outros órgãos, devendo ser investidos mais de 700 mil reais durante o ano de 2014.

Essa realização é resultado de uma ampla parceria que envolve a Secretaria do Turismo da Bahia, Bahiatursa, Secretaria Municipal do Turismo - Prefeitura de Ilhéus, ATIL- Associação do Turismo de Ilhéus, Convention Bureau Costa do Cacau, Prefeitura de Uruçuca, Sebrae, Secretaria de Agricultura da Bahia, CAR, CEPLAC e empreendedores do circuito.